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Reajuste de preços: Tem medo de perder clientes?

Quer fazer um reajuste de preços para aumentar sua margem de lucro, mas tem medo de perder clientes porque começou trabalhando com valores muito baixos? 

Ou você precisa aumentar o preço dos seus produtos e serviços por conta de fatores econômicos da empresa ou do mercado? 

Sabemos que reajustes muitas vezes geram preocupações, por isso preparamos algumas dicas de como fazê-los de maneira assertiva sem perder clientes: 

É fundamental que ao aumentar seus preços eles continuem justos e nivelados com o mercado solar.

Para isso você precisará fazer uma pesquisa de mercado para não adotar valores muito fora da realidade do setor para manter sua clientela fiel a sua empresa! 

🔸 Alinhe o reajuste com o time comercial e capacite-o para anunciar esta mudança

Para uma boa gestão comercial, defina um script de vendas com a equipe para evitar problemas de comunicação ou equívocos.  

🔸 Não aumente o valor drasticamente

Faça uma boa pesquisa de mercado levando em consideração a realidade do setor, a sua carteira de clientes, todos os gastos do seu negócio e a nova margem de lucro definida.

🔸 Seja transparente e comunique o reajuste com antecedência

Analise qual abordagem é a ideal para cada produto/serviço e cliente. Nesta etapa, é crucial que você e a sua equipe repassem a novidade de maneira adequada e amistosa.

Para comunicar os novos valores, poderão ser utilizados telefonemas, e-mails, mensagens ou até mesmo visitas presenciais, ou reuniões. 

🔸 Ao informar os clientes sobre os novos preços é crucial que se mostre o valor da sua empresa, destacando o diferencial dos produtos e serviços do seu negócio.

Apresente argumentos sólidos e convincentes justificando os novos valores para convencê-los que os seus serviços, mesmo com preços novos, se sobressaem no mercado. 

🔸 Use brindes e recompensas a seu favor

Em especial quando se trata de clientes antigos, é fundamental agregar valor à sua empresa e mostrar ao cliente os benefícios de continuar consumindo do seu negócio para favorecer a adesão ao reajuste. 

Além dos fatores citados acima, há ainda alguns erros que não devem ser cometidos, como, por exemplo: 

  • Não oferecer alternativas aos clientes, já que o produto ou serviço contratado terá um novo valor, não deixe de informá-los sobre opções mais baratas que também podem suprir as suas necessidades para mantê-los em sua carteira de clientes
  • Não oscile no reajuste. Após a tomada de decisão de um determinado preço, mantenha o valor. Isto passa credibilidade ao cliente e deixa ele seguro para continuar comprando da sua empresa sem temer alterações imprevisíveis

Não tenha medo de aumentar os preços dos seus produtos! 

Empresas com valores muito abaixo do mercado geram dúvidas sobre a qualidade dos seus produtos e serviços.

 Muitos consumidores prezam pelo bom, não barato!

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