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Marketing de Guerrilha para se destacar no mercado

Campanhas de marketing de guerrilha são estratégias muito eficazes para alavancar a sua empresa e se destacar no mercado solar, em especial nos dias atuais, nos quais somos bombardeados de informações a todo momento. 

No mundo em que vivemos, em especial no concorrido setor solar, é fundamental chamar atenção por meio de ações de marketing inovadoras com potencial de surpreender o seu público-alvo e aumentar o seu reconhecimento de marca. 

Neste cenário entra o marketing de guerrilha, uma tática de marketing que visa chamar atenção de clientes de maneira criativa. 

O que é marketing de guerrilha? 

É um tipo de marketing que procura surpreender o público-alvo para aumentar a consciência de marca e normalmente se difere de estratégias de marketing tradicionais, pois depende da interação do público. 

A chave do marketing de guerrilha é ter um elemento surpresa e captar os clientes em rotinas diárias de maneira inesperada e tem foco em promover a marca e seus produtos e serviços de maneiras fora do comum, que algumas vezes se é considerado um jeito mais agressivo de divulgação, aumentando assim o impacto da ação de marketing sobre o público. 

Alguns exemplos são táticas de grandes empresas, como, por exemplo, a ação da Volkswagen, que para um lançamento transformou escadas em teclas de piano. 

Este é um ótimo exemplo de como empresas inserem suas ações no dia a dia das pessoas por meio de construções e instalações nas ruas e que viralizam nas redes sociais. 

O marketing de guerrilha causa um enorme impacto se elaborado de maneira correta, ou seja, levando em consideração aspectos como a localização da campanha, o público-alvo, a autenticidade, a originalidade, o tempo certo, a identidade da marca, a interação e em especial as emoções do público.

São geradas conexões emocionais duradouras com os consumidores, fator muito importante para fechar negócios no setor solar, por se tratarem de vendas de custo alto, é muito importante ter um relacionamento bom com os clientes. 

Além disso, em geral, as táticas de marketing de guerrilha são de baixo custo e têm um potencial grande de lucro, especialmente ao implementar ações de marketing de guerrilha nas redes sociais nas quais o seu conteúdo, se bem executado, facilmente poderá viralizar. 

Em especial, porque a interação desempenha um papel grande nas estratégias do marketing de guerrilha, coisa que pode facilmente ser feito no ambiente digital.

Por que, eu, integrador, devo investir no marketing de guerrilha?  

  • Captura a atenção dos seus clientes de maneira inovadora e única
  • Faz a sua empresa se destacar no mercado
  • consolida a impressão da sua marca a longo prazo e fideliza seus clientes
  • Incentiva o marketing boca a boca

Agora que você sabe qual é o objetivo do marketing de guerrilha, vamos te mostrar como aplicá-lo na sua empresa! 

A diferença entre o marketing tradicional e o marketing de guerrilha está na abordagem. 

Por todos sermos bombardeados com informações a todo momento, nós nos tornamos mais seletivos com o conteúdo que consumimos. 

Então, o marketing de guerrilha tem como objetivo ser tão chamativo que seja impossível de ser ignorado em meio ao mar de informações existentes. 

O foco é provocar reações do público-alvo, porém, ao mesmo tempo que pode provocar reações positivas, também pode provocar reações negativas!

O marketing de guerrilha exige cuidado e bom senso!

Por isso, vamos te dar algumas dicas de como desenvolver o marketing de guerrilha de maneira assertiva: 

  1. Mantenha-se fiel à sua marca e ao seu segmento

O marketing de guerrilha não precisa seguir apenas uma única estratégia, ação ou tipo de conteúdo, então as campanhas podem ser desde engraçadas a provocativas, porém há uma única coisa que não pode acontecer: 

Não perca a identidade da sua empresa para obter resultados autênticos e fidelizar o público correto que efetivamente consumirá a sua marca.

  1. Conheça a sua persona

Para ter resultados com campanhas de marketing de guerrilha, é fundamental que saiba e conheça bem quem é que a sua marca quer acertar e impactar com as ações. 

  1. Mantenha-se original

É essencial que a sua empresa, ao optar por táticas de marketing de guerrilha, procure por ações originais, isso não significa que não poderá buscar inspirações de casos de sucesso, mas tome cuidado para não ganhar fama pelos motivos errados, de imitador. 

  1. Provoque as emoções certas

O objetivo principal das táticas de guerrilha é fazer o seu público-alvo ter uma reação e provocar emoções nele, mas tome cuidado para despertar as emoções corretas! 

Saiba exatamente quais sentimentos quer despertar e tome cuidado para não associar a sua empresa ou marca a impressões negativas, que podem acabar afastando os clientes. 

Em um mercado tão concorrido quanto o mercado solar, quem se destaca saindo da mesmice desbanca os concorrentes. 

Ações de marketing de guerrilha têm grande potencial para alavancar a sua empresa, mas cuidado, pois com as redes sociais nada é esquecido, tanto ações positivas quanto negativas, então se atente para não impactar de maneira negativa. 

Impressione seus clientes e faça-os pensar, agir e consumir! 

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