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Aumente suas conversões criando uma Persona

O bom integrador entende como a definição de uma Persona pode aumentar suas conversões e ser a chave para o sucesso do seu negócio. 

Para alavancar as conversões da sua empresa é crucial se comunicar de maneira assertiva, compreendendo quem são os seus clientes e quais são suas dores e necessidades. 

O que é uma Persona? 

Uma Persona, também conhecida como avatar, é o perfil de um cliente semi fictício criado a partir de características que representam o cliente ideal para uma empresa. 

O papel da Persona é auxiliar na criação de conteúdo e direcionar as estratégias de marketing para o cliente com maior chances de conversão. 

Público-alvo X Persona 

Muitas pessoas confundem a ideia de público-alvo e Persona e nós vamos te explicar quais são as diferenças entre as duas definições: 

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é um conceito que define um grupo de consumidores para o qual a marca pretende vender, ou seja, o público-alvo é um mercado consumidor.

Para que a criação de conteúdo não fosse ampla demais e sem estratégias focadas, as empresas começaram a segmentar os mercados consumidores por localização, idade, gênero, renda, escolaridade, etc. dividindo os compradores em grupos com características em comum. 

Um exemplo de público-alvo seria: 

Homens, entre 40-50 anos, residentes de São Paulo, com formação superior e interesse em redirecionar sua carreira profissional. 

PERSONA 

Já a Persona é um personagem com uma segmentação mais definida e menos genérica de um consumidor. 

A criação dela permite um direcionamento de estratégias mais certeiro, pois o público-alvo pode causar uma simplificação e criar estereótipos de interesses de determinados grupos. 

A Persona traça todo perfil de um indivíduo para desenvolver uma comunicação eficiente e direcionada com o potencial cliente e suas necessidades e torna a comunicação da marca mais atrativa e eficiente. 

Ao definir a Persona da sua empresa, as ações de marketing são elaboradas e investidas de uma maneira mais precisa. 

É possível estabelecer mais de uma Persona para cada tipo de negócio, como, por exemplo, você como integrador pode tanto atender empresas de médio ou de grande porte, assim como pessoas físicas ou jurídicas. 

Assim, se constrói uma comunicação assertiva, nos meios ideais para cada pessoa, com uma linguagem que gere identificação.

A Persona é definida a partir da idade, do gênero, profissão, classe social, posicionamento politico, estado civil, aspirações, dores, etc. 

Um exemplo seria: 

Homem, 42 anos, integrador, de direita, casado com dois filhos, classe média, quer crescer no mercado solar e tem dificuldade de aumentar seu faturamento mensal. 

A melhor maneira de otimizar os investimentos em marketing e alavancar as suas conversões é criando a Persona da sua empresa.

Quanto mais direcionada for a comunicação, maior será a eficácia do time comercial nas vendas!

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