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Copywriting: conheça a chave para vender mais

Conhecer técnicas de escrita persuasiva ou de copywriting é fundamental para se comunicar de forma assertiva. 

Um bom produto e uma boa intenção na hora de escrever anúncios, textos ou legendas para postagens não bastam para ter um grande número de conversões, para vender é necessário conhecer o que há por trás da escrita: o copywriting, que vai convencer o seu cliente a comprar da sua empresa! 

A partir do momento em que você compreende como aplicar as técnicas de copywriting, você poderá aplicá-las em diversas outras situações, como, por exemplo, em reuniões com potenciais clientes ou com parceiros de negócios, para ter mais clareza ao conversar, direcionando o diálogo a seu favor. 

Quando pensamos em vendas, as técnicas de copywriting conduzem o leitor de maneira natural ao longo da jornada de compra, fazendo com que ele realize a ação que você definiu para ele, seja comprar o seu produto ou apenas clicar no botão para se inscrever para uma newsletter ou um blog. 

Em geral, as ferramentas de copy podem ser usadas em todo tipo de texto e têm como objetivo persuadir o potencial comprador, quebrando possíveis objeções. 

O primeiro passo para escrever com o intuito de criar uma conexão com o seu cliente para persuadi-lo é conhecer o seu público. 

Aqui é importante entender sobre os conceitos de público-alvo e persona e ter ambos bem definidos para que você saiba como se posicionar. 

Esta etapa é crucial para que você entenda sobre as dores do leitor, para que você consiga compreender melhor como as suas soluções poderão auxiliá-lo. 

Neste sentido, é essencial que você faça uso de linguagens adequadas seguindo o perfil dos seus clientes, pois assim eles sentirão que o conteúdo foi elaborado especificamente para eles, gerando ainda mais identificação. 

Em segundo lugar, é crucial que o texto não seja muito longo e que você não dê muitas voltas até chegar ao assunto principal. Vá direto ao ponto e auxilie a pessoa a encontrar a resposta que ela busca! 

Também faça uso de palavras de ação, incentivando a tomada de decisão por meio de verbos no infinitivo. 

Organize o seu texto e garanta que o leitor continuará acompanhando as informações que quer passar para ele. 

Para isso, vamos te dar algumas dicas de como deixar o seu conteúdo mais legível e agradável: 

  • foque em parágrafos curtos
  • elabore um título atraente 
  • entenda sobre o uso de palavras-chave e SEO 

Já em terceiro lugar, te apresentamos o storytelling, uma das estratégias de copywriting. 

O seu papel de escritor no storytelling é criar uma história com a qual o seu potencial cliente se identifique e se inspire para agir. 

Essa tática é muito importante para criar um relacionamento com o leitor e fazer com que se tenha uma conexão forte. 

Na sua história, você transmitirá valores semelhantes aos valores do seu cliente, ou falará sobre as dores que vocês dois têm em comum, captando assim a atenção dele. 

No storytelling, há algumas histórias que têm maior probabilidade de cativar as pessoas, e nós vamos te explicar um pouco mais sobre elas. 

A jornada do herói 

Nesta trama, você compartilha as suas dificuldades e depois você reforça como você decidiu enfrentar os obstáculos e vencer todos os desafios. Você continua a sua história falando sobre como a sua missão agora se tornou auxiliar outras pessoas a superarem os problemas. 

A jornada do idiota 

Nessa linha de storytelling, você vai narrar toda a sua trajetória e como cometeu diversos erros ao longo do caminho e que conseguiu superá-los. 

Deste modo, é criada uma conexão com o seu cliente que está cometendo os mesmos erros que você. 

Aqui você mostra para ele a sua solução. 

Em quarto lugar, é fundamental parar de descrever as características dos produtos e das soluções que quer vender! 

As características específicas você informará ao seu cliente em outro momento ao longo da negociação, mas de início você precisa mostrar a ele os benefícios dos seus produtos e como irão resolver os problemas que ele tem. 

Você poderá mostrar isso a ele de maneira mais assertiva, apresentando os resultados comprovados da sua empresa para aumentar a credibilidade do seu negócio. 

Estes poderão ser de métricas ou dados internos, divulgação em outros veículos, como, por exemplo, em reportagens locais, depoimentos de clientes, cases de sucesso e taxas de satisfação. 

Por último, mas não menos importante: seja autêntico e revise os seus textos! 

Primeiramente, você precisa pensar a todo momento em quem é o seu público e por qual tipo de conteúdo ele se interessa e se aquilo faz sentido para o seu negócio. 

Outro ponto é que você pode e deve ter inspirações, mas o seu conteúdo precisa ser elaborado de maneira original, e não exagere nos jargões clássicos de venda! 

Traga algo útil para o seu comprador, ninguém gosta de ver propagandas o tempo todo! 

Além disso, após concluir a sua produção, você precisa revisá-la! 

Não publique nada sem se certificar de que está livre de erros de português e de que todos os parágrafos estão compreensivos também para terceiros. 

Nesta matéria trouxemos algumas das técnicas de escrita persuasiva que podem auxiliar você, integrador, a gerar leads e ter negociações mais assertivas!

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