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Pós-Venda: É uma ação necessária?

Integrador, se você não tem processos de Pós-Venda bem estruturados, você está perdendo clientes. 

Se você acredita que a sua venda acaba no momento em que seu time entrega o produto ou o serviço, você está cometendo um erro muito grande. Por mais que fechar o negócio seja importante, a maneira com a qual você leva em frente o relacionamento com o seu comprador consolida a sua empresa e incentiva a recompra. 

Quem já comprou de você não deve simplesmente ser dispensado, pois ainda pode ser muito rentável para o seu negócio.

Pós-Venda 

Pós-Venda é todo o processo adotado pelo seu negócio após ter fechado a venda com o seu cliente para fazer este se sentir lembrado e retorne para fazer novas compras. 

Para isso, você precisa firmar um relacionamento com o seu comprador para não perdê-lo, especialmente porque é muito mais fácil negociar com aqueles que já te conhecem e que estão satisfeitos com o seu serviço. 

Assim, você os impede de consumir da sua concorrência e ele se torna um consumidor fiel da sua marca. 

Além disso, você poderá contar com inúmeros outros benefícios, como, por exemplo: 

  • Redução no churn, ou seja, na rotatividade de clientes
  • Consolidação da sua marca como referência no mercado 
  • Clientes promotores da sua empresa
  • Menos gastos com aquisição de clientes
  • Processos melhores com aumento de feedback 

Como implementar? 

Para estruturar um bom Pós-Venda na sua empresa, o uso de um funil é essencial. Ele é composto pelas etapas Descoberta, Consideração, Decisão, Compra, Adoção, Retenção, Expansão e Evangelização. 

Além disso, você precisa de um bom CRM para facilitar todas as etapas, pois é necessário manter todos os dados do seu cliente em um mesmo local para entender o seu comportamento de consumo, por exemplo. 

Outras estratégias são: 

Suporte ao cliente 

O suporte ao cliente é essencial para mantê-lo na sua empresa. Então, aqui você precisa criar um canal de comunicação no qual ele poderá tirar dúvidas e resolver eventuais problemas. 

Relacionamento 

Criar um vínculo com o seu cliente mostra que o seu negócio se importa com ele, levando-o a consumir de você. Uma ferramenta para relacionamento com o seu consumidor é a criação de e-mails de boas-vindas ou de agradecimentos. 

Follow-up

Fazer o follow-up é extremamente importante no processo de Pós-Venda, então você deve entrar em contato com o seu cliente após o fechamento de negócio para se certificar da satisfação dele. Saiba se ele está com algum tipo de dificuldade com os seus produtos ou serviços. Assim, você demonstra seriedade e profissionalismo. 

Pesquisa de satisfação 

A pesquisa de satisfação vai ajudar você a aprimorar os seus produtos, serviços e o seu atendimento para manter os seus compradores engajados com a sua marca para a recompra.

Conteúdo personalizado 

Estratégias de marketing de conteúdo podem ser aliadas no Pós-Venda. Com elas, você pode agregar ainda mais valor ao seu produto, nutrir o cliente e fazê-lo perceber o quanto ele optou pela marca certa. Ele também conseguirá entender mais sobre o que ele adquiriu. 

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade estimulam a recompra por meio de recompensas.  

Para conhecer ainda mais métodos e estratégias para otimizar e alavancar os seus resultados, criamos o Sunhub Summit, a maior convenção de vendas do solar. 

Conheça mais sobre o Summit clicando na imagem abaixo:

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