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Matriz SWOT: aumente suas vendas com uma gestão eficaz

Para aprimorar os seus processos e aumentar as suas vendas, uma análise por meio da Matriz SWOT é uma ferramenta muito eficaz.


Ela está diretamente ligada à tomada de decisões, elaboração de metas e planejamento estratégico.

Com ela, você poderá analisar diversos cenários para um planeiamento eficiente e uma empresa preparada por meio de um diagnóstico da situação atual da sua empresa.


Assim, você saberá exatamente quais são os pontos fortes do seu negócio, e onde ele poderá melhorar.
Além de garantir uma evolução mais estável por ter um preparo para diversos cenários.


A sigla SWOT quer dizer Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e
Threats (ameaças) em inglês.


Então, seguindo a sigla, a análise SWOT tem como objetivo identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para que decisões possam ser tomadas mais facilmente.

É muito utilizada para avaliação interna de um negócio para aprimorar os resultados de uma empresa, e também para uma análise externa para aproveitar cenários externos favoráveis e se preparar para cenários negativos.


Então, você irá analisar todos os itens da sigla em sua empresa, para basear sua gestão nos fatores descobertos.


Ameaças e oportunidades são consideradas forças externas, que podem interferir tanto positivamente quanto negativamente em seu negócio, sem que você tenha grande poder de interferência. Por mais que sejam fatores externos, a análise SWOT irá te preparar para lidar com possíveis cenários negativos, e se preparar para amenizar o impacto.


Uma Matriz SWOT pode ser usada por empresas de qualquer tamanho e segmento para criar um plano de negócios assertivo.


Para fazer uma Matriz SWOT, você precisará desenhar uma tabela com o nome de cada fator da análise em cada canto (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças).


Nos dois extremos superiores você inserirá aqueles fatores nos quais você poderá interferir, ou seja, forças e fraquezas respectivamente e nos cantos inferiores também respectivamente aqueles sobre os quais você não tem controle, ou seja, oportunidades e ameaças,


FORÇAS | FRAQUEZAS
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS


Agora, você já poderá iniciar a análise SWOT, de acordo com cada fator da sigla, ou seja, você começará um diagnóstico das forças e fraquezas da sua empresa.


Em seguida, você estudará as oportunidades e as ameaças que poderão ter influências no seu negócio.
Além disso, é essencial que você não deixe o seu ego interferir na elaboração das fraquezas do seu negócio. Toda empresa tem fraquezas e enfrenta desafios, e saber quais são os obstáculos para alcançar o sucesso é o primeiro passo para a solução.


Na hora de analisar as oportunidades e ameaças, você deve levar em consideração todo o mercado solar, além de fazer uma pesquisa de mercado e de concorrentes, mudanças governamentais, políticas de importação e exportação, impostos etc. que poderão interferir tanto positivamente quanto negativamente em sua empresa. Em geral, analise os fatores econômicos, sociais, ecológicos, políticos, legais e tecnológicos nesta etapa.


Então em resumo você precisará conhecer as suas forças e fraquezas, além de delimitar as oportunidades e ameaças:


As forças, são aqueles elementos internos nos quais a sua empresa se sobressai comparando com a concorrência e com o mercado. Como por exemplo, localização da sua empresa ou uma cultura forte.

as fraquezas, são os pontos internos nos quais a sua empresa precisa melhorar para que possa competir com a concorrência atual. Neste caso, alguns exemplos de fraquezas podem ser uma má gestão financeira, ou falta de mão de obra.

As oportunidades, são fatores externos que podem criar cenários favoráveis para o seu negócio, por exemplo, crescimento do agronegócio ou investimentos em carros elétricos.


Contrário às oportunidades, as ameaças também são fatores externos, mas negativos que podem ameaçar os resultados positivos da sua empresa, como por exemplo, a alta do dólar.


É importante destacar que alguns fatores podem ser classificados em mais de um conceito, ou seja, uma força sua também poderá ser uma fraqueza, por exemplo


Depois de aprofundar sobre todas as etapas da sigla, você terá um ponto de partida para potencializar as forças que a sua empresa já tem, aproveitar todas as oportunidades, se prevenir de ameaças e transformar as fraquezas em forças.


Uma Matriz SWOT auxilia o seu negócio a estar preparado para diversos cenários, e entender em quais aspectos ele precisará melhorar de forma realista


Você também terá mais facilidade em tomar decisões assertivas e fazer investimentos eficientes, pelo fato de contar com um respaldo de dados e de pesquisa sobre o mercado e sobre o seu negócio.


Para que você consiga fazer um diagnóstico ainda mais assertivo da sua empresa para um planejamento eficiente, é crucial contar com uma ferramenta de automação que consiga gerar relatórios personalizados de diversas etapas da jornada de compra, assim você conhecerá com certeza as suas maiores forças e fraquezas.


Nós da Sunhub, queremos compartilhar com você, a melhor ferramenta de automação do mercado, o
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