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Feedback: aprenda como usar a seu favor

Como diz Bill Gates, todos precisamos de pessoas que nos deem feedback. Por isso, aprenda como usar o feedback negativo a seu favor para aumentar seu faturamento! 

Entendemos que muitas vezes receber um feedback negativo de clientes não é agradável, porém queremos mostrar a você, integrador, a importância do feedback para o seu negócio! 

No meio solar é fundamental que se tenha uma reputação positiva e consolidada, fruto de uma ótima prestação de serviços. 

Isso não significa que um bom integrador não vá errar, mas que vai aprender com os erros e usá-los a favor de seu negócio. 

Especialmente agora, com as redes sociais e todos os novos meios de comunicação, as reclamações podem ser acessadas e vistas por todo o mundo e afastar novos clientes e parceiros. 

Por isso é fundamental que a empresa sempre busque a melhor solução, tanto para a equipe quanto para o cliente, respondendo ao feedback negativo de maneira educada e atenciosa. 

Segundo a Folha de São Paulo, 74% das pessoas leem comentários e 59% pesquisam sobre reclamações antes de contratarem serviços ou comprarem produtos. 

É essencial que a empresa se posicione de maneira profissional, disposta a entender o feedback negativo e estudar o caso para possíveis mudanças futuras em relação ao problema relatado pelo consumidor.

Vamos te mostrar as cinco maneiras mais comuns de coletar feedback para aumentar seu faturamento com boas práticas: 

1. Fique de olho nas redes sociais da sua empresa

Atualmente é muito comum que clientes compartilhem suas experiências tanto positivas, quanto negativas nas redes sociais, influenciando novos compradores.

Por isso, é crucial que exista um monitoramento das redes sociais da sua empresa para que todo tipo de feedback positivo possa ser reforçado, fidelizando o cliente ao criar um relacionamento com ele e todo comentário negativo possa ser respondido e resolvido de maneira mais profissional e amistosa possível. 

Importante lembrar que desta forma você consegue aprimorar o atendimento e as práticas do seu negócio conforme a resposta do seu público. 

2. Mande e-mails 

Os e-mails são uma ótima maneira de criar um relacionamento profissional duradouro, por isso recomendamos que mande e-mails para os clientes para entender as opiniões deles sobre o seu negócio e como a sua empresa atua na vida deles. 

Assim como nas redes sociais, você pode pedir o feedback dos clientes para melhorar cada vez mais o desempenho do trabalho. 

3. Pesquise! 

Encaminhe periodicamente pesquisas de satisfação aos clientes, com perguntas com alternativas e notas de 0 a 10 com justificativas para as notas. 

Este passo auxiliará você a receber feedbacks e acompanhar a evolução da sua empresa de acordo com o avanço das notas recebidas pelos compradores! 

O bom integrador ouve o seu cliente e utiliza as informações recebidas a favor de seu negócio. 

Busque uma solução para todos os desafios que seus clientes irão te apresentar e reverta feedbacks negativos criando clientes fieis que confiem na sua empresa! 

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