Como diz Bill Gates, todos precisamos de pessoas que nos deem feedback. Por isso, aprenda como usar o feedback negativo a seu favor para aumentar seu faturamento!
Entendemos que muitas vezes receber um feedback negativo de clientes não é agradável, porém queremos mostrar a você, integrador, a importância do feedback para o seu negócio!
No meio solar é fundamental que se tenha uma reputação positiva e consolidada, fruto de uma ótima prestação de serviços.
Isso não significa que um bom integrador não vá errar, mas que vai aprender com os erros e usá-los a favor de seu negócio.
Especialmente agora, com as redes sociais e todos os novos meios de comunicação, as reclamações podem ser acessadas e vistas por todo o mundo e afastar novos clientes e parceiros.
Por isso é fundamental que a empresa sempre busque a melhor solução, tanto para a equipe quanto para o cliente, respondendo ao feedback negativo de maneira educada e atenciosa.
Segundo a Folha de São Paulo, 74% das pessoas leem comentários e 59% pesquisam sobre reclamações antes de contratarem serviços ou comprarem produtos.
É essencial que a empresa se posicione de maneira profissional, disposta a entender o feedback negativo e estudar o caso para possíveis mudanças futuras em relação ao problema relatado pelo consumidor.
Vamos te mostrar as cinco maneiras mais comuns de coletar feedback para aumentar seu faturamento com boas práticas:
1. Fique de olho nas redes sociais da sua empresa
Atualmente é muito comum que clientes compartilhem suas experiências tanto positivas, quanto negativas nas redes sociais, influenciando novos compradores.
Por isso, é crucial que exista um monitoramento das redes sociais da sua empresa para que todo tipo de feedback positivo possa ser reforçado, fidelizando o cliente ao criar um relacionamento com ele e todo comentário negativo possa ser respondido e resolvido de maneira mais profissional e amistosa possível.
Importante lembrar que desta forma você consegue aprimorar o atendimento e as práticas do seu negócio conforme a resposta do seu público.
2. Mande e-mails
Os e-mails são uma ótima maneira de criar um relacionamento profissional duradouro, por isso recomendamos que mande e-mails para os clientes para entender as opiniões deles sobre o seu negócio e como a sua empresa atua na vida deles.
Assim como nas redes sociais, você pode pedir o feedback dos clientes para melhorar cada vez mais o desempenho do trabalho.
3. Pesquise!
Encaminhe periodicamente pesquisas de satisfação aos clientes, com perguntas com alternativas e notas de 0 a 10 com justificativas para as notas.
Este passo auxiliará você a receber feedbacks e acompanhar a evolução da sua empresa de acordo com o avanço das notas recebidas pelos compradores!
O bom integrador ouve o seu cliente e utiliza as informações recebidas a favor de seu negócio.
Busque uma solução para todos os desafios que seus clientes irão te apresentar e reverta feedbacks negativos criando clientes fieis que confiem na sua empresa!