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Como ter uma empresa solar de sucesso? 

A estrutura de uma empresa solar de sucesso é muito variável e geralmente depende do tamanho do negócio. 

Mas o que é fundamental em todo tipo de empresa solar, independente do tamanho, é a organização e a divisão em setores para aumentar a produtividade da equipe e alavancar os resultados!

Em geral, a estrutura física inicial é simples: um ambiente de escritório para atender clientes, um espaço para estoque de equipamentos e kits e as ferramentas para instalações. 

Também é essencial que você tenha um responsável técnico, que pode ser um engenheiro elétrico ou eletrotécnico, na sua equipe ou terceirizado, para assinar os projetos de energia solar.

É importante destacar que, ao entrar no mercado, não é necessário ter uma equipe grande, você pode contratar colaboradores conforme sua empresa for se expandindo. 

No começo, você deve focar na venda dos sistemas solares, para aumentar seu faturamento para que você possa investir no crescimento da sua empresa. 

Mas sabemos que muitas vezes ter os fundos para investir no seu negócio podem não ser o suficiente, e que orientações sobre a estruturação podem ser cruciais para criar estratégias assertivas. 

Por isso, vamos te apresentar alguns setores em uma empresa de médio porte que vão auxiliar você a se consolidar cada vez mais no mercado!

Cada setor tem suas metas e responsabilidades específicas, o que permite que cada área seja gerenciada por especialistas.

Dessa forma, é possível garantir a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes. 

Setor de Pré-Vendas

O setor de pré-vendas é responsável por atender as oportunidades que chegam por meio de diferentes canais de comunicação, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

O objetivo é filtrar e identificar o real interesse das pessoas em energia solar. Eles têm metas definidas, como marcar visitas técnicas para conhecer melhor as necessidades dos potenciais clientes.

Setor de Vendas

O setor de vendas tem como foco principal fechar negócios. Eles têm uma carteira de clientes e também fazem prospecções ativas.

Os vendedores já possuem um bom relacionamento no mercado e recebem as oportunidades diretamente, sem precisar passar pelo filtro do setor de pré-vendas. A meta principal desse setor é fechar os projetos.

Setor de Projetos de Instalação

Este setor está encarregado de reunir a documentação necessária para homologação e de planejar a instalação dos módulos.

São analisadas todas as informações técnicas do projeto e é definido o plano de execução, incluindo a quantidade de pessoas e equipamentos necessários. A meta desse é garantir a qualidade e segurança da instalação.

Setor de Pós-Vendas/ Suporte Técnico

O setor de pós-venda e/ou suporte técnico fornece todo o suporte necessário após a conclusão da instalação. Eles garantem que tudo ocorra conforme o prometido pelo vendedor, oferecendo suporte online e monitorando as usinas de forma remota.

Em caso de problemas, eles enviam técnicos para fazer inspeções e solucionar qualquer questão. Este passo é fundamental para manter a satisfação dos clientes e gerar indicações para a empresa.

Além da divisão em setores, é fundamental que você, integrador, se capacite e continue aprendendo cada vez mais sobre o mercado solar e estratégias para alavancar o seu negócio! 

Por isso, nós da Sunhub disponibilizamos todas as ferramentas para o seu sucesso!

Cursos, palestras e eventos farão você se tornar um especialista!

Participe de eventos como o Sunhub Summit, a maior convenção de vendas do setor do país, ou o PlanejaSun, curso 100% gratuito e online sobre como estruturar a sua empresa no solar! 

Crie estratégias assertivas de planejamento e de vendas!

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