pós venda para energia solar
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Pós venda para energia solar: Entenda os benefícios em seu negócio

Em um ambiente tão competitivo como o fotovoltaico é necessário oferecer mais do que produtos e serviços qualificados, você precisa entregar uma experiência única em cada ponta. Dentro desse contexto o setor de pós-venda é fundamental,  com ele que você garante sua imagem positiva, estabelece relações comerciais duradouras e garante indicações de novos negócios. Leia no artigo a importância do pós venda para energia solar.

O conceito de pós venda

É a parte do atendimento ao cliente criada e direcionada para melhorar  experiência após a compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Ele promove e estreita o relacionamento entre cliente e empresa contribuindo para sua fidelização.


No caso do mercado solar, os serviços de pós-venda podem contemplar orientações sobre acompanhamento da obra, uso e instalação, monitoramento de geração, oferta de itens adicionais como manutenção e operação, pesquisa de satisfação, entre outros.

Benefícios do pós venda para energia solar

O pós venda bem desenvolvido é visto como um diferencial no mercado e colabora para que sua empresa se destaque dos concorrentes. 

Dentro dos principais benefícios que pode citar citar estão: 

  • Melhora a experiência do cliente desde a compra, entrega do projeto e geração do sistema;
  • Aumenta a credibilidade da empresa perante ao público;
  • Estabelece relacionamento duradouro;
  • Fideliza o cliente;
  • O torna um defensor da marca;
  • Aumenta o número de indicações gerando novos negócios.

5 dicas para aprimorar seu setor de pós venda

Além da mão de obra específica para a realização do serviço você pode implementar algumas boas práticas para tornar o seu setor ainda mais eficiente. Confira!

Disponibilize canais de comunicação que se adequem a sua persona

O atendimento pode ser via whatsapp, e-mail, telefone, aplicativo ou qualquer outro canal de comunicação. O importante é que ele esteja de acordo com a realidade que seu público está acostumado.

Antecipe as necessidades e problemas

Acompanhe o estágio do projeto em que ele está e estabeleça um processo claro para evitar transtorno e dúvidas. Muitos contratempos e decepções são originados na falta e falha de comunicação.

Um bom CRM pode ajudar na construção e acompanhamento das fases.

Seja ágil e eficiente na resolução dos problemas

Evite burocracia desnecessária e mostre o mesmo interesse que você teve durante o processo de venda para resolver questões que venham a surgir durante e após a instalação.

Ofereça serviços complementares

No caso da energia fotovoltaica oferecer serviços de operação e manutenção além de garantir a satisfação do cliente faz você aumentar seu ticket médio 

Acompanhe os resultados

Através de indicadores acompanhe os resultados de suas ações para saber onde você pode investir e otimizar.

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