Em um ambiente tão competitivo como o fotovoltaico é necessário oferecer mais do que produtos e serviços qualificados, você precisa entregar uma experiência única em cada ponta. Dentro desse contexto o setor de pós-venda é fundamental, com ele que você garante sua imagem positiva, estabelece relações comerciais duradouras e garante indicações de novos negócios. Leia no artigo a importância do pós venda para energia solar.
O conceito de pós venda
É a parte do atendimento ao cliente criada e direcionada para melhorar experiência após a compra de um produto ou a contratação de um serviço.
Ele promove e estreita o relacionamento entre cliente e empresa contribuindo para sua fidelização.
No caso do mercado solar, os serviços de pós-venda podem contemplar orientações sobre acompanhamento da obra, uso e instalação, monitoramento de geração, oferta de itens adicionais como manutenção e operação, pesquisa de satisfação, entre outros.
Benefícios do pós venda para energia solar
O pós venda bem desenvolvido é visto como um diferencial no mercado e colabora para que sua empresa se destaque dos concorrentes.
Dentro dos principais benefícios que pode citar citar estão:
- Melhora a experiência do cliente desde a compra, entrega do projeto e geração do sistema;
- Aumenta a credibilidade da empresa perante ao público;
- Estabelece relacionamento duradouro;
- Fideliza o cliente;
- O torna um defensor da marca;
- Aumenta o número de indicações gerando novos negócios.
5 dicas para aprimorar seu setor de pós venda
Além da mão de obra específica para a realização do serviço você pode implementar algumas boas práticas para tornar o seu setor ainda mais eficiente. Confira!
Disponibilize canais de comunicação que se adequem a sua persona
O atendimento pode ser via whatsapp, e-mail, telefone, aplicativo ou qualquer outro canal de comunicação. O importante é que ele esteja de acordo com a realidade que seu público está acostumado.
Antecipe as necessidades e problemas
Acompanhe o estágio do projeto em que ele está e estabeleça um processo claro para evitar transtorno e dúvidas. Muitos contratempos e decepções são originados na falta e falha de comunicação.
Um bom CRM pode ajudar na construção e acompanhamento das fases.
Seja ágil e eficiente na resolução dos problemas
Evite burocracia desnecessária e mostre o mesmo interesse que você teve durante o processo de venda para resolver questões que venham a surgir durante e após a instalação.
Ofereça serviços complementares
No caso da energia fotovoltaica oferecer serviços de operação e manutenção além de garantir a satisfação do cliente faz você aumentar seu ticket médio
Acompanhe os resultados
Através de indicadores acompanhe os resultados de suas ações para saber onde você pode investir e otimizar.