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Você sabe como encontrar bons fornecedores? 

No setor solar, a gestão de fornecedores desempenha um papel essencial para a construção de projetos de sucesso. 

Obras fotovoltaicas requerem um suprimento consistente e de qualidade, com equipamentos que garantirão o bom funcionamento e a eficiência energética. 

Sendo assim, uma empresa bem sucedida precisa saber escolher e gerir o fornecimento de materiais para que seus serviços tenham um desempenho satisfatório a longo prazo. 

Por isso, separamos algumas dicas de como um negócio pode aprimorar o controle de sua cadeia de fornecimento para se inserir de maneira competitiva e séria no mercado. 

A gestão de fornecedores é a base para uma boa empresa, não só pelo fato de influenciar diretamente na qualidade do trabalho prestado, mas também pelo fato de, sem fornecedores, não existir empresa! 

É essencial focar na qualidade de produtos e serviços para a instalação dos módulos fotovoltaicos, pelo fato do cliente solar ter um perfil mais exigente. 

Ele conhece e valoriza serviços de qualidade, principalmente aquele que contrata a execução de obras maiores, e uma vez que o seu sistema apresenta problemas, a possibilidade de deixar de comprar da empresa é grande. 

A má qualidade de um módulo ou de um inversor, por exemplo, interfere diretamente no desempenho operacional. 

Então, é essencial ter fornecedores que não gerem prejuízos nem à EPCista e nem ao cliente final. 

Uma gestão eficaz de fornecedores também auxilia na redução de gastos, uma vez que possibilita a análise aprofundada de custo benefício, além do potencial de formar parcerias, garantindo assim descontos valiosos. 

O PASSO A PASSO PARA A GESTÃO DE FORNECEDORES

O primeiro passo para ter uma gestão eficiente de fornecedores é a escolha destes, é claro. Mas como saber quais escolher? 

É interessante que os fornecedores de um negócio estejam alinhados com a missão da empresa, sendo importante trabalhar em primeiro momento com uma análise do próprio negócio, que poderá ser feita com uma análise por meio da Matriz SWOT

O alinhamento entre empresa e fornecedor e o diagnóstico do próprio negócio vão auxiliar no estabelecimento das demandas e das necessidades que o fornecedor precisará atender, e qual será o diferencial da empresa que poderá ser suprido por um bom atendimento do fornecedor. Por exemplo, a empresa se destaca no mercado pela sua agilidade, então é interessante contar com distribuidores que também tenham como diferencial processos rápidos. 

Após definir de quais valores não serão abertos mão chegou a hora de encontrar potenciais distribuidores que se alinhem com a visão de negócios. 

Para isso, é preciso mapear as opções do segmento e estudar o que cada uma oferece e como uma se diferencia da outra.

Assim, é possível segmentar possíveis fornecedores que interessam à empresa. Em seguida, é necessário entrar em contato com estes para compreender melhor as especificidades para fazer negócios, como, por exemplo, preços, capacidade de demanda e prazos. 

Outro ponto que pode auxiliar para uma maior assertividade na escolha é uma pesquisa geral sobre o histórico da empresa e o feedback em redes sociais, por exemplo, para que com todas essas informações possa ser tomada a decisão por aqueles que mais se adequam ao negócio. 

Um fator que deve ser levado em consideração nesta busca, especialmente no mercado fotovoltaico, é se os kits de equipamentos contam com garantias, para que tanto a sua empresa quanto o cliente final tenha maior segurança ao adquirir os seus serviços. 

Fornecedores com boas condições de garantia são ótimas escolhas. 

Mas o fato de ter encontrado um bom distribuidor não significa que a pesquisa acabou! Pelo mercado solar ser um setor relativamente recente e contar com diversas atualizações constantemente, é importante se manter informado, para que você possa continuar oferecendo o melhor e mais novo produto e serviço. 

Ao encontrar o fornecedor ideal para um negócio, é essencial que se cuide da relação com este e que seja construído um relacionamento para auxiliar na gestão e em toda relação de comercial. Uma boa relação por meio de diálogos evita conflitos. 

Uma ferramenta eficaz para ter um alto controle da gestão de fornecedores e de obras é o CRM

Com um CRM eficaz, você poderá acompanhar em tempo real as atualizações dos seus projetos para se certificar do andamento das obras conforme o fornecimento de produtos. 

Para saber mais sobre o CRM, clique no link abaixo: 

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