Você sabia que, ao conhecer a fundo o perfil dos seus vendedores, você conseguirá aproveitar ao máximo as qualidades de cada um e alavancar as suas vendas exponencialmente?
Em resumo todos temos personalidades distintas e estas se refletem também no nosso modo de trabalhar. Com certeza, a sua equipe comercial é composta por vendedores únicos e cada um representa um tipo de vendedor.
Se você conseguir identificar quais são as características específicas da sua equipe comercial, você conseguirá revelar o melhor de cada membro. Por isso, a seguir, vamos te mostrar 5 tipos de vendedores.
Os tipos de vendedores
- O primeiro tipo é o vendedor tirador de pedido. Este é um tipo limitado que vende apenas aquilo que o cliente pede. Então ele não leva em consideração a dor e o problema do comprador para criar soluções personalizadas. Por isso, ele tende a perder muitas oportunidades de vendas.
- O segundo é o navegador, que tem grande interesse em ajudar o cliente a descobrir qual é a sua necessidade. Geralmente, ele faz muitas perguntas e escuta com atenção. Assim, ele consegue oferecer a solução perfeita. Porém, por mais que ele consiga satisfazer o desejo do cliente, ele ainda tem dificuldade em oferecer métodos inovadores e assim acaba não se destacando.
- Outro tipo de vendedor é o explanador, e este é um especialista naquilo que vende. Ele conhece muito sobre os produtos e serviços e assim consegue explicar ao cliente a melhor solução para ele de maneira convincente. Um dos pontos negativos é que ele pode compartilhar informação em excesso que pode confundir o cliente e impedi-lo de fechar o negócio.
- O quarto tipo é o desafiador ou o Hunter. Ele não se limita na hora da venda e oferece além daquilo que o cliente precisa e encontra a melhor solução para ele. Ele mostra novas possibilidades e antecipa as suas necessidades e entende de tendências. Esse tipo de vendedor é o tipo ideal para alavancar as suas vendas por ser um caçador de oportunidades. Ele busca fechar novas vendas a todo momento!
- Já o quinto tipo é o consultor. Em geral ele é um vendedor muito carismático e persuasivo. Ele conhece muito sobre o cliente e sobre a empresa e desta forma cria uma relação de confiança com ele. Assim, ele também consegue agregar valor ao produto e mostrar ao comprador como, por exemplo, o produto pode ajudá-lo.
Por mais que o vendedor desafiador acabe se destacando, todos os tipos desempenham um papel específico e você precisa entender como explorar 100% do potencial de cada um destes.
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