Aprenda como ter uma equipe produtiva usando o método GTD para alavancar o seu faturamento.
Muitas empresas enfrentam desafios em incentivar a produtividade dos seus funcionários.
Por isso, vamos te mostrar o método GTD criado por David Allen, aprofundado no livro “A arte de fazer acontecer”, para auxiliar você a treinar sua equipe para o sucesso.
GTD é uma sigla para a frase inglesa “Getting Things Done”, ou seja, em uma tradução livre significa “Fazer acontecer”.
Em especial no ambiente profissional, é comum que se tenha a sensação de estar sobrecarregado e muitas vezes paralisar ao ver a quantidade de tarefas que necessitam ser concluídas.
Esta situação gera estresse e ansiedade e o método GTD é uma estratégia de gerenciamento de tarefas e atividades por meio de um fluxograma para combater a sobrecarga e desorganização.
Ao ter uma grande quantidade de atividades a desempenhar ao longo de um dia, é natural que o ser humano se sinta inquieto e surja uma dificuldade em definir prioridades.
Nestes casos, a grande maioria das pessoas perde mais tempo pensando sobre a enorme quantidade de coisas a fazer do que efetivamente realiza elas, por isso empresas que não incentivam os seus funcionários a organizarem as suas demandas saem no prejuízo.
É exatamente neste cenário que entra o GTD, cujo objetivo é transferir a desorganização mental decorrente de sobrecarga a algo externo visando a clareza de pensamentos.
Assim, aumenta a eficiência dos colaboradores, pois passam a desempenhar as atividades com maior controle e foco naquilo que necessita ser feito.
O GTD incentiva a finalização de tarefas, alavancando assim os resultados da equipe sem sobrecarregar os membros e deixando espaço para adiar tarefas menos urgentes e ter um bom desempenho naquilo que o funcionário se propõe a fazer.
Em geral, os benefícios do GTD são:
- Menos estresse e ansiedade no ambiente de trabalho
- Aumento da produtividade
- Clareza para finalizar atividades de maneira satisfatória
- Diminui a procrastinação
Como aplicar o método GTD?
É fundamental que se tenha constância ao inserir o método GTD no dia a dia da sua empresa.
De início é fundamental que o colaborador tenha a rotina de analisar todas as tarefas destinadas a ele e que as transfira a um meio externo, anotando-as em blocos de notas ou em softwares de gerenciamento.
Este primeiro passo é chamado de “caixa de entrada” no fluxograma de Allen.
É essencial anotar todas as coisas que precisam ser feitas nas respectivas datas e horários para ter uma representação visual da demanda diária.
Assim, se economiza energia e tempo ao parar de tentar lembrar o que deve ser feito.
A seguir iniciam-se as próximas etapas do fluxograma, chamadas de “O que é isto?” na qual se precisa analisar o que deve ser feito na tarefa, e a etapa “É passível de ação?”, momento no qual se determina se é possível desempenhá-la.
Depois destas fases iniciais, o fluxograma de Allen indica os próximos passos de planejamento e de execução das atividades.
Ao seguir o fluxograma do método GTD o colaborador poderá se concentrar apenas na tarefa a ser executada, sem procrastinação ou se sentir sobrecarregado, usando o tempo de maneira mais estratégica.
Além do GTD, o CRM é uma ótima ferramenta de produtividade que pode ser relacionada com o método acima para alavancar os resultados da sua equipe, otimizando tempo e organizando as demandas e a tomada de decisões baseada em dados.
Nós da Sunhub oferecemos o melhor CRM do mercado que poderá te trazer inúmeras vantagens de produtividade e gestão, auxiliando a equipe a manter o foco em leads e nos próximos passos para a conversão.
Para mais informações, contate nosso time de vendas e garanta o sucesso da sua empresa com uma equipe capacitada, organizada e focada!