No mercado solar, empresas sem um CRM estão perdendo cada vez mais clientes, pelo fato da maioria dos negócios fotovoltaicos já ter adotado essa ferramenta para otimizar e acelerar resultados.
Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, como já diz a tradução em inglês, que auxilia na administração assertiva da carteira de clientes.
Ao implementar uma plataforma de CRM, é possível acompanhar o comprador em todas as etapas da jornada de compra para que a equipe comercial não perca de vista as oportunidades.
EPCistas que adotam um CRM têm diversas vantagens em relação à concorrência, e por isso preparamos um compilado de benefícios com os quais você poderá contar:
Dados organizados e de fácil acesso
Estas ferramentas têm mecanismos de busca mais aprimorados e assim é facilitada a busca e a organização de dados, centralizando informações em uma só base. Deste modo, a equipe comercial consegue agilizar diversas etapas da jornada de compra.
Follow-up na hora certa
Com um CRM é possível gerenciar diversas atividades, como o follow-up. Assim, nenhuma ação e informação passa batido e a equipe comercial consegue sempre estar à frente da negociação.
Comunicação eficiente com os clientes
Um CRM possibilita uma melhor comunicação com os clientes. Isso se deve ao fato de toda a equipe comercial ter acesso às informações repassadas e às conversas com os compradores. Com isso são evitadas repetições de informações e cobranças desnecessárias.
Relatórios certeiros pelo CRM
É essencial ter indicadores e métricas para ajustar processos. Por isso, uma das funções é a geração de relatórios detalhados do desempenho do time comercial e dos processos de vendas.
Funil de Vendas assertivo e personalizado
Com a construção de funis de venda, o CRM possibilita uma análise mais aprofundada das previsões de vendas e das etapas do funil.
Benefícios do CRM para a equipe
Em geral, a equipe se torna mais produtiva, mas, além disso, também torna os funcionários mais independentes, pois alcançam uma variedade de informações sem depender de ninguém, otimizando, assim, a sua rotina.
Empresas sem um CRM perdem tempo, dinheiro e clientes. Em um mercado tão competitivo como o solar, é essencial otimizar processos para se sobressair.
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