Você sabia que um Plano de Marketing é essencial para o sucesso do seu negócio? Empresas com um planejamento bem definido têm um guia eficiente para o crescimento.
Por isso, queremos te apresentar o passo a passo para criar um Plano de Marketing de sucesso para o seu negócio.
Muitas vezes, empresas do setor fotovoltaico desenvolvem ações de marketing, mas não entendem porque estas não dão resultados. A resposta é que, geralmente, são criadas estratégias “soltas”, sem um plano para alcançar um objetivo macro, dando pequenos passos.
]Por isso, é fundamental ter uma equipe de ponta que entenda as dores dos seus clientes e saiba como transformar o conteúdo assertivo para alcançar os objetivos do negócio com um planejamento elaborado tendo em mente os objetivos de longo, médio e curto prazo do negócio.
Então, em resumo, um Plano de Marketing é um documento que detalha as estratégias de marketing de uma empresa, com os dados, os objetivos e o prazo para cada ação.
Uma empresa pode tanto ter um Plano de Marketing geral, quanto um para objetivos e períodos específicos.
Ele é muito importante, porque orienta as ações que levam ao crescimento da empresa se ajustando à realidade e necessidade de cada negócio.
O marketing é a base para atrair clientes divulgando os seus produtos para ter um bom relacionamento com os clientes.
Os benefícios de um Planejamento de Marketing são vários, como, por exemplo, auxiliar na tomada de decisões por ter como base dados obtidos por meio de análises e pesquisas, aumento da motivação de colaboradores e uma melhor comunicação interna, antecipação de cenários positivos e negativos, resultados assertivos
É fundamental dedicar tempo ao plano de marketing mesmo que possa parecer que outras coisas estejam ficando de lado, o Plano de Marketing é a base para o sucesso de uma empresa. Deixar de fazer um bom Plano para atender outras demandas é como tapar o buraco com a peneira.
O Plano vai trazer bem mais resultados, do que gastar toda a energia da equipe em estratégias de maneira aleatória sem nenhum direcionamento.
É preciso conhecer muito bem quais são os objetivos de uma empresa a curto, médio e longo prazo para desenvolver um plano ainda mais assertivo para alcançá-los.
Envolver a equipe de marketing e de vendas é imprescindível em todo o processo, especialmente porque os colaboradores vivem o dia a dia e entendem quais são os desafios que enfrentam e quais soluções são mais viáveis.
COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING?
O Planejamento de marketing é dividido em três níveis para que a gestão seja mais eficiente.
O nível mais amplo é o Plano de Marketing Estratégico, cujo objetivo é definir as metas e estratégias de maneira ampla e de longo prazo, sem detalhar como estas serão alcançadas.
Então, por exemplo, o Inbound Marketing pode ser uma estratégia definida aqui para o marketing geral da empresa.
A seguir, o Plano de Marketing Tático aprofunda quais serão as estratégias usadas para alcançar aquilo definido no Plano de Marketing estratégico. Então, se no Plano de Marketing Estratégico tiver sido definido o Inbound Marketing como uma estratégia a ser utilizada, aqui serão detalhados orçamentos e canais e alguns objetivos a médio prazo.
O último nível é o Plano de Marketing Operacional, que define o que será feito no dia a dia para viabilizar a estratégia acima.
Então, todos os planos são dependentes um do outro e, por mais que possam ter propósitos variados, todos têm o mesmo objetivo final, que seria alcançar a meta macro, por meio de pequenas ações diárias.
Dentro do Plano de Marketing Operacional acontece o Plano de Marketing por Estratégia, no qual são definidas quais estratégias serão utilizadas no dia a dia da empresa para divulgar determinados serviços ou produtos.
Como, por exemplo, o marketing digital pode fazer parte da estratégia para um serviço em específico que a sua empresa oferece, enquanto a sua estratégia macro continua sendo o Inbound Marketing definido no Plano de Marketing Estratégico.
Também há o Plano de Marketing por Campanhas que vai definir uma estratégia específica de acordo com um objetivo de curto prazo, como, por exemplo, a Black Friday ou eventos específicos.
Lembrando que a estratégia macro do Inbound Marketing para alavancar as suas vendas, por exemplo, não mudará. Você apenas se utiliza do marketing de influência, por exemplo, para divulgar as campanhas de um evento em específico.
Agora vamos te dar o passo a passo de todas as etapas que você precisará percorrer para criar um Plano de Marketing para a sua empresa para atingir todas as suas metas!
- O primeiro passo para criar um Plano de Marketing é olhar para a sua própria empresa fazendo um diagnóstico geral. Analise como estão as suas vendas, o seu faturamento, quais são os objetivos atuais e como está sendo a gestão, por exemplo. O alicerce de um bom plano de marketing é a análise de dados e métricas para ser possível traçar um caminho.
- Conheça bem a sua persona e o seu público-alvo. É essencial que você saiba quem são os seus consumidores para que você possa direcionar as estratégias de marketing conforme os interesses destes e também se posicionar de maneira que faça seus potenciais compradores terem interesse pelo seu negócio.
- Para elaborar um Plano de Marketing que trará resultados reais, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor as tendências do mercado e até mesmo os concorrentes para uma tomada de decisões certeiras baseadas em análises e pesquisas. Conheça e aprenda com os seus concorrentes para se inserir de maneira competitiva no mercado.
- Define qual será o seu posicionamento de acordo com as informações colhidas acima para detalhar como o público deve perceber a sua empresa para que você se possa diferenciar dos seus concorrentes.
- Delimite os objetivos da sua empresa detalhadamente. É importante que eles sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e que tenham um prazo pré -definido.
- Defina os KPIs, ou seja, os dados que indicarão se sua estratégia foi bem sucedida ou não, e se houve um crescimento em direção às metas do seu negócio.
- Defina as estratégias que auxiliarão a sua empresa a concretizar os objetivos definidos, como, por exemplo, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou de Influência.
- Defina o orçamento e os recursos que poderão ser utilizados pela equipe de marketing para colocar em prática as estratégias que levarão aos objetivos. Os investimentos precisam ser bem pensados e planejados por se tratar de um investimento alto.
- No Plano de Marketing, você também precisará definir o cronograma de cada etapa e ação e quem serão os responsáveis por cada passo.
Ao longo do plano, você deve detalhar todos os passos pensados para o planejamento de maneira objetiva e direta, dando prioridade às informações principais.
Sabemos que elaborar um Plano de Marketing pode ser uma tarefa complexa, especialmente se você ainda não tem um conhecimento aprofundado de estratégias de marketing.
Por isso, queremos ajudar você a alavancar as suas vendas com um Plano eficaz.
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