Conforme a implantação de ferramentas de CRM foi ganhando destaque no mercado solar, foram surgindo alguns mitos sobre elas.
O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de vendas, de relacionamento com o cliente e de marketing.
O uso desse tipo de ferramenta possibilita um gerenciamento mais assertivo da carteira de clientes, e é fundamental para empresas que buscam o crescimento por meio de estratégias assertivas.
Para que você consiga implementar um bom sistema de relacionamento com os seus clientes e acompanhar e converter leads de maneira efetiva, vamos compartilhar com você a verdade sobre alguns mitos comuns sobre ele:
- Em primeiro lugar, temos o mito de que implementar o CRM cabe a equipe de marketing.
Mas esse setor não deve ser o único responsável por inserir essa ferramenta no dia a dia da equipe. Ela será utilizada por diversas áreas, e por isso todos os envolvidos devem trabalhar na implementação do sistema. Para otimizar os processos comerciais, é fundamental envolver a cultura de uma empresa, e a participação de mais de um setor auxilia na transformação cultural.
- O segundo mito é a afirmação de que é caro implantá-lo.
Empresas de diversos portes podem usar um CRM, pelo fato de existir mais de um tipo dele. É possível escolher conforme o orçamento disponível.
- Em terceiro lugar está o mito de que para ter uma estratégia de CRM bem sucedida apenas o gestor precisa estar comprometido.
Como falado anteriormente, o CRM faz parte da cultura da empresa e ele requer o comprometimento de toda a equipe. Por isso, é fundamental capacitar os colaboradores para o uso da ferramenta para ter bons resultados.
Os benefícios de um CRM em um negócio são muito grandes, pois agiliza o processo de vendas pelo fato de automatizar as ações.
Também é possível segmentar e centralizar os dados dos leads e ter um follow up assertivo.
Além disso, ele possibilita o armazenamento do histórico de interação com o cliente para que nenhuma informação se perca em conjunto de um funil de vendas com indicadores valiosos para concretizar as vendas.
São gerados também relatórios e métrica aos quais um bom gestor se atenta para traçar novas rotas para o negócio.
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