Agilidade, controle de informações e geração de proposta automática. Uma ferramenta múltipla que contribui com o crescimento do seu negócio solar e de baixo custo. Entenda como aumentar suas vendas com o CRM para energia solar.
Um dos maiores desafios para a equipe comercial do setor fotovoltaico é gerenciar seus contatos, otimizar o tempo e conhecer a fundo o seu cliente. Mas controlar todas essas atividades dentro dos prazos sem perder o timing do fechamento do negócio não é uma tarefa fácil.
Por mais que o time seja organizado em suas tarefas, centralizar essas ações em uma ferramenta é a melhor forma de metrificar resultados. Estamos falando do Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), ou simplesmente CRM.
Vamos apresentar como um CRM é capaz de aumentar suas vendas de sistemas fotovoltaicos.
Métricas de venda: analise as oportunidades de ponta a ponta
Métricas são as informações de desempenho da empresa, equipes e responsáveis. Por exemplo: o vendedor Moacir atende cerca de 10 leads por dia. Desses leads, 3 deles não respondem, 7 enviam a sua fatura e pedem um orçamento e 2 avançam na negociação. Isso significa que, observando o custo em campanhas para obter novos leads, 30% desse valor é perdido, já que são contatos que não respondem.
Contudo, se as negociações que avançaram na negociação fecharem o projeto de usina solar, esse valor é recompensado, graças ao ROI embutido na negociação.
Mas como obter esses números tão precisos? Apenas com o CRM é possível extrair um relatório completo dessas informações e verificar em qual ponto estão as perdas. Com ele, você pode construir as etapas da jornada do cliente dentro de funis de vendas e automatizar ações como retornar contato após 5 dias, para diminuir essa taxa de 30% em leads sem resposta.
Atendimento rápido, cliente satisfeito
Assim que o lead deixa o seu contato, ele entra numa fila de espera para o atendimento. Graças a tecnologia e a aceleração das informações, esse tempo ficou mais curto ao longo dos anos.
Por se tratar de um projeto de usina solar, coletar as suas informações de fatura, consumo de kWh, valor médio mensal/anual, torna todo o processo mais complexo e demorado. Ou seja, as chances do lead esfriar ao longo de toda a negociação são altas.
Em outras palavras, deixar um contato parado sem resposta diminui drasticamente as chances de conversão desse lead em cliente. E pior, aumentam as chances desse lead ser convertido pela concorrência.
Como garantir um atendimento afiado e dentro do tempo ideal de resposta? Criando tarefas com lembretes para avisam o time comercial sobre o que ele precisa fazer, quando e para quem.
Essas ações impactam, e muito, no relacionamento entre o cliente com o seu negócio.
Proposta automática de acordo com as exigências da concessionária
A crescente de empresas dentro do solar é enorme, e a tendência é aumentar, pesquisas mostram que uma das principais dificuldades enfrentadas pelas organizações é: dificuldade e a demora em gerar suas propostas
Quando um lead solicita uma proposta de implantação de uma usina solar, existem dados básicos que o time comercial obtém através da leitura da fatura. E, a partir da colocação desses dados em uma calculadora de geração de proposta, é possível elaborar um orçamento para o projeto.
Um CRM capaz de ler automaticamente a fatura de energia agiliza a criação da proposta e diminui a taxa de erros por digitação.
Além disso, contar com uma plataforma online que pode ser acessada a qualquer momento do dia, facilita o envio dos valores de negociação para o cliente, o que diminui ainda mais o tempo de resposta e contribui para o fechamento da proposta.
Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir em um CRM para o seu negócio de energia solar ou como escolher o CRM que mais atende suas necessidades, deixe nos comentários que nós vamos te ajudar!