Um dos pontos mais importantes para manter a empresa girando é a prospecção de novos negócios. Dentre às várias opções de captação vamos falar de algumas que você precisa dar bastante atenção e que se bem feitas tendem a ter um retorno super positivo e aprender definitivamente como prospectar na área de energia solar.
Marketing digital
Não é novidade que todos estão conectados, a presença da sua empresa nas redes é fundamental tanto para o crescimento da sua marca quanto para geração de novos leads. Uma venda complexa como a de energia solar requer pesquisa e informações e é nesse sentido que você deve posicionar suas redes. Mapeie onde seu público alvo está mais presente e crie seu planejamento.
Porta a Porta
Consultores na rua visitando potenciais clientes é uma forma tradicional e quando feita com planejamento pode dar muito resultado. É importante saber abordar e explicar como a solução que você está trazendo pode transformar a vida do seu cliente.
Parceiros
A indicação é uma das formas mais eficientes de se conquistar novos negócios. Procure parcerias que tenham contato direto com seu público alvo, se está em busca de pessoas que estão construindo vá atrás de engenheiros e arquitetos. Estabeleça bom relacionamento e tenha sempre indicação.
É importantíssimo você ter uma prospecção eficiente mantendo sua carteira de clientes ativa e alimentada, trabalhar com análises de indicadores sobre a prospecção/negociação e fechamento, garantido a projeção de receitas recorrentes.
Venda como um consultor
A venda de usinas solares é complexa e cheia de detalhes. Cada caso tem sua particularidade e você precisa pensar nas vendas separadamente. Personalize sua proposta de investimento de acordo com os cenários reais, simule projeções de aumento de consumo. Mostre que você oferece um projeto completo e uma experiência diferente de todos os seus concorrentes.
Há análises em contas de energia que podem ser feitas sem mesmo você tocar em assunto do fotovoltaico. Você precisa ganhar essa confiança do cliente com propriedade, e isso pode ser visto em pequenos detalhes em uma fatura de energia. Leve soluções financeiras agregando a proposta de investimento, desta maneira você estará levando uma solução completa e não apenas o que o cliente solicitou. Mostre que você está procurando melhores opções de rentabilidade ao mesmo.
Geração de Proposta
Essa etapa ainda dá muito o que falar na maioria das empresas. Grande parte dos integradores solares trabalham com simulações que apenas informam números superficiais.
Além do de dar um retorno rápido para o lead para mostrar que você tem interesse e que o projeto dele é importante, é necessário trabalhar com números reais e se preciso simular diferentes cenários. Fundamental aliar rapidez e eficiência nas propostas apresentadas.
No caso de mais de uma proposta ter sido gerada, mantenha o controle para saber em qual pé está sua negociação.
Follow up
Uma carteira ativa e que garante resultados positivos ao final de cada mês precisa ser alimentada com um grande volume de leads e nesse estágio você precisa ter o controle para saber levar todas as negociações. Para isso é importante você agendar tarefas periódicas de retorno, envio de materiais, propostas e o que mais possa aparecer.
Um follow up eficiente garante mais contratos fechados e um melhor relacionamento com o seu cliente.
Contrato
O fechamento de contrato exige muita atenção para não trazer dor de cabeça e prejuízos futuros para sua empresa. Cada imóvel e negócio fechado têm suas particularidades que devem ser pontuadas antes da assinatura. Sugerimos que sejam feitas validações prévias de reforço estrutural e adequações elétricas e aponte as ações necessárias para o cliente. Alinhe as expectativas sobre o valor da usina fotovoltaica e os valores das adequações e deixe tudo isso claro em contrato.
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