Como escolher um crm para vender sistema fotovoltaico
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Como escolher um CRM para vender Sistema Fotovoltaico

Em meio a tantas opções, como não cair na armadilha do preço e garantir um gerador de propostas que atenda às expectativas.

O setor de energia solar está crescendo de forma acelerada em vários países, incluindo o Brasil. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais de 200 mil empresas de energia solar fotovoltaica estão registradas no país.

De modo geral, essa movimentação é importante para o desenvolvimento do setor, uma vez que, a competitividade, ajuda a impulsionar a qualidade de equipamentos e serviços. Além disso, os esforços de comunicação e marketing das empresas, podem contribuir para a disseminação de informação e adoção da energia solar. 

Com essa expansão da energia solar no Brasil, também é importante que o INTEGRADOR saiba alguns pontos fundamentais na hora de escolher um sistema que gere proposta automática para seus clientes. 

Cuidado! O que poderia ser uma alternativa de economia, pode virar dor de cabeça na hora do fechamento. O grande problema é que um projeto de energia solar voltado para indústria, por exemplo, possui um nível de complexidade maior do que o residencial. Embora existam muitas empresas atuando no setor, isso não significa que todas tenham o conhecimento técnico especializado, o que é fundamental para projetos de engenharia de pequeno, médio e grande porte.

 A seguir, confira 6 pontos que devem ser avaliados ao escolher uma plataforma de geração de propostas comerciais:

1 – Certifique-se que a empresa é séria e entende a mesma linguagem do setor solar

Saber se a empresa já trabalhou no mercado antes e entende sobre as normativas que estabelecem as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, requer conhecimento técnico. Procure somente empresas que já tenham feito vendas de sistema fotovoltaico.

Comprar um sistema que gere propostas é fácil, o difícil é encontrar um que ofereça a solução mais adequada, para o integrador não perder dinheiro e o cliente sentir segurança na hora do fechamento, existem muitos profissionais que precisam de conhecimentos específicos para cada etapa do processo. A venda é só o primeiro passo.

Por isso, explore sobre a capacitação técnica da equipe por trás do CRM. Um time que já teve uma empresa de energia solar, certamente saberão dar o apoio que seu projeto demanda. 

2 – Verifique o histórico da empresa e quem são seus clientes

Verifique se a empresa que você pretende contratar tem clientes reconhecidos no mercado e conhecimento de concessionária local, assim você poderá constatar a experiência prática dos profissionais. Isso porque, apesar dos conhecimentos técnicos dos funcionários, existem questões específicas que só podem ser absorvidas com a prática.

3 – Procure empresas que tenham um software com vários estágios


Contrate uma ferramenta que tenha vários “funis” de organização, assim você conseguirá melhor a eficiência da operação, com clareza das etapas, bem segmentadas e organizadas, conseguindo melhores resultados

4- Não compare preços com os distribuidores

O chamado “kit solar” (inversor e módulo) possui várias marcas e modelos. O ideal é optar por empresas consolidadas mundialmente, que utilizam tecnologia de ponta permitindo que as boas práticas de instalação, especialmente a de proteção elétrica dos equipamentos, sejam cumpridas. 

Não compre apenas pelo menor preço. Saiba mais sobre o seu negócio, gerenciando o Custo do Capital. Não trabalhe em cima dos valores dos kits, trabalhe a proposta sabendo o desconto máximo que pode alcançar de cada proposta.

5. Entenda sobre o seu CDC

Para fazer uma avaliação de qual plataforma de energia solar é a melhor para o seu negócio, certifique-se de que toda sua proposta comercial inclua os diferenciais da sua empresa, dados completos do cliente e geração de energia de acordo com cada projeto.

Tenha uma ferramenta que saiba calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo, considerando-se os custos dos recursos de todas as fontes, postos à disposição da empresa, e levando-se em conta a participação percentual de cada fonte (capital próprio e de terceiros).

6. Seja rápido na escolha do seu CRM

Procure contratar uma empresa que gere uma proposta e não uma simulação da geração do sistema. Desta forma você estará respaldado com segurança e conformidade com o dimensionamento do projeto sem maiores dores no futuro. Por fim, verifique se a empresa tem um leitor de faturas de energia elétrica que possam gerar uma proposta no ato para o cliente, de qualquer lugar.

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