Um funil de vendas bem estruturado pode aumentar seu faturamento exponencialmente!
Entenda as etapas do funil e como esse modelo organiza a jornada de compra do cliente solar de maneira mais eficiente.
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é um modelo visual de organização de vendas, que representa cada etapa da jornada de compra do cliente, ou seja, até ele fechar o negócio.
Ele atua como uma ferramenta para impulsionar o crescimento de uma empresa direcionando a jornada de compra e acompanhando o cliente desde o primeiro contato até a conversão.
Como funciona o funil de vendas?
O funil de vendas para o integrador solar é separado em algumas etapas e em cada uma destas etapas o cliente passa por um estágio do funil, sendo o último o fundo do funil.
É natural que os clientes que entrem no funil, o chamado, topo de funil entrem em maior quantidade e que saiam menos clientes do fundo do funil, que seriam aqueles com o contrato fechado.
O funil de vendas trabalha com duas fontes de entradas que seria uma abordagem em “Y”, que seriam o outbound marketing e o inbound marketing.
O inbound marketing, que é um formato mais moderno, procura incentivar o público a buscar a empresa por meio de conteúdos e materiais digitais. Já o outbound marketing, que seria uma forma mais tradicional, prospecta de maneira ativa novos clientes.
Depois que o potencial cliente entra no funil, ele passará pelos estágios topo, meio e fundo do funil:
TOPO
No topo do funil é onde se encontra o visitante, que ao perceber que tem um problema busca uma solução.
Nesta etapa é crucial que você, integrador, ofereça a este visitante conteúdos e informações relacionados ao problema dele para que você se torne referência e autoridade na solução.
MEIO
Já no meio do funil o lead passa a levar em consideração soluções para o problema que percebeu no topo do funil. Nesta hora ele se lembrará da sua empresa e dos seus conteúdos que o ajudaram em outros momentos.
Neste estágio continue oferecendo informações e dicas valiosas para o seu lead para fidelizá-lo cada vez mais e tornar ele um lead qualificado.
FUNDO
Agora que o seu lead chegou ao fundo do funil, ele já considera o seu produto uma solução para os problemas dele. Chegou a hora de provar ao cliente que a sua empresa é a escolha certa.
Desta forma ele realizará a compra e se tornará um cliente.
O funil de vendas é um método eficaz e prático para administrar as suas vendas e a jornada de compra.
Os funis auxiliam na análise de estratégias tanto positivas quanto negativas por ser uma ótima maneira de identificar em que momentos o potencial cliente continua ou interrompe a jornada de compra dele.