Atualmente, muitas cidades brasileiras aderiram ao IPTU Verde, programa de incentivo que dá descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos munícipes que adotam práticas sustentáveis em seus imóveis, como, por exemplo, a energia solar.
Você integrador precisa entender sobre o IPTU Verde para usá-lo ao seu favor em negociações com o seu cliente!
Em geral, já se sabe que o investimento em módulos fotovoltaicos proporciona redução nos gastos com energia elétrica, um dos motivos principais pelo qual se busca investir em projetos solares.
Dito isso, com os benefícios do IPTU Verde, o cliente poderá economizar mais ainda.
Ele visa favorecer a construção sustentável por meio de medidas socioambientais, e a energia fotovoltaica faz parte de uma destas.
Por isso, você precisa ressaltar aos seus clientes que, além de diminuir os gastos com energia, eles ainda garantem descontos no IPTU.
No entanto, não são todas as cidades do país que oferecem estes benefícios por meio do programa do IPTU Verde.
Por este motivo, é importante destacar ao seu cliente que cada município tem leis particulares, como, por exemplo, a validade de desconto, os percentuais e quais os requisitos.
A energia fotovoltaica é atualmente aceita em diversas cidades para garantir os descontos.
Para saber se o município aceita medidas sustentáveis para redução dos custos do IPTU, você deve consultar o site da prefeitura ou pedir informações na Prefeitura.
Lembrando que os descontos variam segundo as Leis Municipais, de 1% a 20%, por serem cumulativas.
Se em seu município, o desconto do IPTU Verde é uma realidade, você precisa repassar esta informação ao seu cliente para tornar a sua venda ainda mais atrativa.
Também é importante auxiliá-lo a entender as próximas etapas.
Em primeiro lugar, é preciso analisar se as regras municipais autorizam a aplicação de descontos apenas em novas construções ou se há a possibilidade de garantir benefícios ao adotar medidas socioambientais e imóveis antigos.
Além disso, é necessário ter toda a documentação exigida pelo município para dar entrada no pedido de adesão e o projeto precisa ter as sinalizações devidas das práticas sustentáveis, sendo fundamental informar o engenheiro responsável.
No caso da energia solar, os módulos serão instalados após a conclusão da construção, por este motivo é fundamental apresentar a documentação técnica e o certificado do projeto na hora da solicitação.
Para fazer o pedido de adesão ao IPTU Verde, todos os documentos precisam ser encaminhados ao órgão municipal responsável para aguardar o aval de liberação.
Agregue valor na sua venda e mostre ao seu cliente todas as vantagens que ele terá ao investir na energia fotovoltaica para o seu imóvel.
Repassar os pontos positivos da energia solar ao consumidor faz você, integrador, ter negociações mais assertivas.