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Inbound Marketing no mercado B2B: como usar?

Para aumentar as vendas e melhorar os resultados de uma empresa, o Inbound Marketing é uma estratégia muito eficaz. 

Especialmente no mercado solar, no qual é essencial se posicionar de maneira séria, competitiva e confiável, essa estratégia, que consiste na criação de conteúdos relevantes, traz uma visibilidade muito positiva para o negócio para gerar novas oportunidades de venda. 

A produção de conteúdos valiosos para potenciais compradores do setor faz com que a empresa se consolide como uma autoridade no mercado e no assunto, e assim aumenta a probabilidade de clientes seguirem na jornada de compra.

Atualmente, o Inbound Marketing faz parte da estratégia de diversos negócios por se tratar de uma forma muito eficaz de atrair compradores. 

Quando se trata do mercado B2B, a utilização do Inbound Marketing tem resultados muito positivos. Ainda mais pelo fato de a autoridade ser um fator essencial para vender para outras empresas, que buscam as melhores soluções do mercado para o cliente final para poderem se consolidar também como referência.

Trabalhar com Inbound Marketing eleva a imagem do seu negócio. 

Pensando no Inbound Marketing B2B, é necessário em primeiro lugar entender como o marketing B2B se diferencia do Marketing B2C. 

A principal diferença é a linguagem, então normalmente o marketing B2B tem uma tendência de ser mais direto e mais informativo, indo ao encontro do Inbound Marketing, que tem como objetivo o repasse de informação. 

No mercado B2B o objetivo é trabalhar os Leads, educando-os e criando um relacionamento com eles baseado em confiança. 

Etapas para a compra

Existem seis etapas que o marketing B2B segue para incentivar a decisão de compra do cliente. 

O primeiro passo é fazer com que o potencial comprador comece a ter consciência de sua dor, ou seja, do problema que ele tem. 

Em segundo lugar, o usuário vai buscar uma solução para aquilo que ele percebeu ter como uma dificuldade em sua vida. 

Entre a segunda e a terceira etapa entra o Inbound Marketing, pois na hora da busca por uma solução, o potencial cliente poderá esbarrar em conteúdos informativos sobre o seu problema, elaborados pela sua empresa. 

Assim, aumentam as chances dele considerar o seu negócio como aquele que irá resolver efetivamente aquilo que ele tem como dificuldade. 

Agora na terceira etapa, como destacado anteriormente, o potencial cliente já sabe qual é a solução para o desafio que está enfrentando, e ele começa a busca por pessoas e empresas que o possam ajudar. Aqui ele poderá lembrar daquele blogpost ou daquele story da sua empresa que o ajudou a resolver algum problema. 

Depois de ele lembrar de você e demonstrar interesse em consumir da sua empresa, agora na quarta fase, você precisará convencer ele de que a melhor solução parte de você e não de concorrentes. 

A quinta etapa é da avaliação, na qual será elaborada a negociação para o fechamento de vendas, e a última e sexta fase contempla a venda efetiva. 

Ao compreender a base do Inbound Marketing e entender de maneira superficial a importância da criação de conteúdo para a venda B2B, se abre um leque de possibilidades. 

O passo a passo do Inbound Marketing no mercado B2B

O princípio do Inbound Marketing entre uma empresa e outra é a atração de novos leads de forma orgânica, como mencionado anteriormente, por meio da criação de conteúdo que traga potenciais compradores. 

Os formatos de conteúdo podem ser diversos, como, por exemplo, blogposts, ebooks, cursos gratuitos e eventos virtuais.

Nestes diferentes formatos, são abordados de maneira informativa e educativa soluções para as dores dos clientes em potencial para educá-lo e mostrar como a empresa tem a capacidade de resolver as suas dores. 

Os materiais chegam aos leads, pois estes em sua grande maioria são captados por meio da coleta de dados, então, por exemplo, ao buscar pela solução da dor no Google, se clica em uma página e está, em troca da informação, pede os dados cadastrais como nome, número de e-mail. 

Assim, as empresas criam uma base com as informações de quem já acessou ou teve interesse em produtos, soluções e serviços deles e podem continuar nutrindo esse lead com informações valiosas, por exemplo, via e-mail marketing, que levará aos poucos à venda. 

O alicerce para gerar mais oportunidades de venda no mercado B2B  por meio do Inbound Marketing é conhecer profundamente o seu público e quais são as suas dores, necessidades e interesses. 

Assim será possível criar conteúdos relevantes e direcionados tendo como base as soluções da sua empresa o poderão auxiliar para engajar potenciais compradores. 

Além disso, você precisará ter uma presença digital alta para que seus conteúdos tenham o maior alcance possível.

Nesta etapa, é essencial que as suas plataformas estejam alinhadas com o objetivo do seu negócio e sejam muito bem desenvolvidos, pensando em passar profissionalismo e credibilidade para dar uma impressão positiva e de autoridade aos futuros clientes. 

Por isso, nós da Sunhub criamos o Sun Marketing, ferramenta exclusiva para desenvolver estratégias de marketing assertivas do setor solar. 

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