Uma das dificuldades de integradores que querem se tornar grandes players no mercado é precificar os seus projetos por não saberem o real valor do serviço que oferecem e quais fatores devem ser levados em consideração na hora de alinhar os preços.
Para realmente ser um integrador de sucesso, não basta apenas ser um bom líder, especialista em assuntos técnicos e de engenharia ou ótimo no marketing solar!
Sem valorizar o seu trabalho com um preço bom e justo, os outros esforços de alavancar a sua empresa podem ser em vão…
Por isso, queremos te ajudar a precificar o seu projeto da maneira correta para que você tenha um lucro real e também consiga fazer investimentos no crescimento do seu negócio.
Em geral, não há certo ou errado na precificação do seu trabalho, mas sim a maneira que dará certo!
Você precisará considerar todos os fatores que influenciam no preço.
Pelo fato de o mercado solar ser um setor tão concorrido, muitos integradores querem se destacar, diminuindo demais os seus preços, sem considerar os reais gastos que podem ter com os projetos e, por isso, acabam saindo no prejuízo.
Outro grande erro é focar apenas em ter uma grande quantidade de vendas, sem levar em conta a lucratividade de cada projeto e os reais custos destes.
Muitas vezes é melhor trabalhar com menos vendas, mas que tenham uma margem de lucro maior e vice-versa.
De início, uma boa estratégia para precificação é analisar o mercado e os concorrentes para entender mais sobre os preços praticados pelas empresas do setor para que você possa se posicionar de maneira competitiva.
Porém, não se baseie apenas no preço da concorrência, tentando cobrir determinado valor sem levar em consideração todos os fatores que podem modificar o preço e a margem de lucro, como, por exemplo, o fato de serem empresas completamente diferentes, com públicos diferentes.
É essencial também que o integrador entenda que todo valor que sobra ao final de cada mês ou projeto não pode ser considerado apenas lucro, pois toda empresa de sucesso precisa ter receitas para investimentos e reinvestimentos estruturais ou de marketing.
Preparamos um passo a passo de como você, integrador, conseguirá precificar de maneira assertiva:
- O primeiro passo é fazer uma análise dos gastos da sua empresa. É essencial levar em consideração tanto os custos fixos como de estrutura e de colaboradores, mas também de equipamentos, estudos, mão de obra e outros como investimentos.
- A segunda etapa para precificar o seu projeto é fazer um estudo de viabilidade econômica para determinar a rentabilidade daquele trabalho, para estimar qual é o retorno daquele projeto e qual seria uma margem de lucro satisfatória.
- É crucial que ao cobrar um preço do seu cliente, que você leve em consideração todos os custos operacionais e de manutenção para garantir um bom pós-venda e a satisfação do cliente sem que você saia no prejuízo caso precise fazer algum tipo de manutenção, ou seja, inclua um percentual de risco.
- Um fator que dificulta a precificação é a personalização e o preço de acordo com especificidades, coisa fundamental no mercado fotovoltaico, por cada projeto ter características e necessidades únicas. Se atente às especificidades de projetos e clientes.
Para ter uma empresa solar de sucesso, é muito importante que se analise de maneira detalhada os custos do seu negócio e do projeto para estabelecer um preço justo e não sair no prejuízo.
Assim você garante a rentabilidade do seu negócio a longo prazo.
Nós da Sunhub oferecemos o melhor CRM do mercado com um gerador de propostas integrado que auxiliará você, integrador, a precificar os seus projetos de maneira mais rápida, fácil e assertiva.
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