Um bom gestor comercial não é aquele que tem maior número de vendas, mas o profissional capaz de treinar e dar as ferramentas certas para que outros vendedores batam suas metas.
E você, está preparado para organizar os processos comerciais e o time? Saiba mais sobre o assunto na matéria que preparamos.
Gestão de vendas seus desafios
Para uma gestão eficiente dentro do mercado de energia solar, é importante analisar os índices de desempenho, emitir relatórios de KPIs, identificar propostas ganhas e perdidas, aprimorar processos de atendimento e fluxos de qualificação.
A verdade é que, sem números, nada disso é possível.
Muitos integradores do setor fotovoltaico acreditam que devem crescer receita e número de vendas primeiro para depois organizar melhor os processos de vendas.
E isso não é bom para manter a saúde financeira da empresa. Vamos te contar o porquê:
- Organizar o time de vendas enquanto a empresa ou o time é enxuto, é mais fácil.
- Quando não há gestão de relacionamento ao cliente ou vendas, nem estrutura dos processos da equipe, tudo é feito de forma improvisada. E o resultado é a falta de escalabilidade no modelo de negócio.
- É um desafio maior criar fluxos de processos quando a gestão comercial é desestruturada, e mais custoso.
Em outras palavras, mesmo que o gestor esteja começando ou que sua empresa de energia solar está no mercado há pouco tempo, é necessário pensar de forma analítica, estratégica.
Ou seja, metrificar é escalar suas vendas, bater metas, guiar seu time, expandir a empresa.
Se este é o seu papel dentro da empresa, você precisa avaliar dados e resultados do seu time para montar o plano de ação de acordo com a sazonalidade do negócio.
E você não vai ficar horas e horas fazendo isso manualmente. Portanto, precisa de uma ferramenta que faça isso por você.
CRM, sistema preparado para auxiliar no relacionamento de clientes e aumentar vendas
Com o aquecimento do setor de energia solar, é natural que as vendas aumentem cada vez mais. E está nas suas mãos a decisão de aproveitar e intensificar seu volume de projetos fotovoltaicos.
Uma boa opção, como comentamos antes, é organizar o time comercial para atingir uma escala de vendas maior. Chegou o momento de falarmos sobre CRM.
Algumas pessoas pensam que um CRM é apenas um software de geração de propostas ou cadastro de clientes. Vamos desmistificar isso: vai muito além dessas funções.
Um CRM para energia solar integra a entrada de novas demandas de projetos, através do relacionamento com novos leads e direciona os fechamentos para a engenharia, diretoria e financeiro.
Ter um CRM é contar com automações para melhorar seu desempenho de vendas e criar vínculos mais duradouros entre novos clientes e aqueles que já fecharam negócio.
Para a energia solar, essa ferramenta é capaz de:
- Gerar propostas
- Calcular a potência do sistema através do índice de irradiação
- Agendar tarefas
- Registrar histórico das negociações
- Salvar contratos, faturas, fotos e outros documentos.
Portanto, o CRM tem o objetivo de centralizar as etapas e a evolução das tratativas comerciais entre o time e os clientes.
Métricas de vendas dentro do CRM Sunhub, mais energia para suas vendas
Também conhecido como KPIs, são dados que mensuram os resultados obtidos pelo time comercial. Vamos destacar os principais:
- Número de negócios abertos
- Número de negócios fechados
- Ticket médio
- Custo de aquisição por cliente
- Tempo médio de venda
- Retorno sobre investimento (ROI)
- Receita recorrente mensal (MRR)
- Tempo de resposta
- Taxa de follow up
- Taxa de conversão
- Ciclo de venda
- Receita por vendedor
Com o CRM Sunhub 🧡, seu time comercial automatiza suas atividades e diminui o tempo de espera de atendimento ao cliente, com isso, aumentam as chances de fechamento de negócios
É hora de potencializar a venda de seus projetos fotovoltaicos com um dos melhores sistemas de geração de proposta e calculadora de energia solar.